|

Veja quais cidades terão feriado nos dias de jogos da Copa

São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza terão feriados em alguns dias de jogos da Copa, as outras cidades-sede optaram pelo ponto facultativo

Somente três cidades-sede da Copa do Mundo decidiram ter feriados em dias de jogos: São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Nas outras sedes, os governos optaram pelo ponto facultativo.
Em São Paulo, apenas o dia 12 de junho, esta quinta-feira, será feriado. Já no Rio, todos os dias de jogos no Maracanã (18 e 25 de junho e 4 de julho) serão feriados para os moradores da cidade.

Em Fortaleza, nos dias 17 (dia em que a seleção brasileira joga na capital cearense) e 24 de junho, todos os trabalhadores serão liberados.
As outras cidades-sede terão apenas ponto facultativo. Isto é, os servidores públicos trabalharão em horários diferenciados - em geral, serão liberados de 3 a 5 horas antes do início das partidas - e para as outras categorias (comércio e empresa privadas) a decisão de trabalhar ou não fica a cargo delas.
As agências bancárias não abrirão nas cidades que tiverem feriado. Além disso, mesmo onde não houver feriado, as agências funcionarão em horário especial (das 8h30 às 12h30) em dias de jogos da seleção brasileira.

Veja como vai funcionar em cada cidade-sede:

São Paulo

A prefeitura da cidade decretou feriado municipal no dia 12 de junho. No entanto, o dia será útil para algumas categorias específicas, em especial as relacionadas ao turismo, como bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos culturais. Os comerciários originalmente faziam parte deste grupo dos sem feriado, mas uma nova lei foi aprovada na semana passada na Câmara Municipal dando o feriado à categoria.
São Paulo terá ainda outros 2 feriados no período da Copa: dia 19 de junho (Corpus Christi) e 9 de julho (Revolução Constitucionalista). Nos outros dias de jogos do Brasil não haverá feriado na cidade, mas os servidores públicos serão liberados 3 horas antes do início da partida.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a prefeitura decretou que os dias com jogos no Maracanã serão feriado na cidade. O feriado será parcial nos dias 18 e 25 de junho e integral no dia 4 de julho, uma sexta-feira. As demais partidas ocorrem no fim de semana.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, não haverá feriado. Em dias de jogos do Brasil, no entanto, haverá ponto facultativo para os servidores públicos que serão liberados 5 horas antes, se o jogo for na capital mineira, ou 3 horas antes se for em outra cidade-sede. Para comércio e companhias privadas, a decisão fica a cargo das próprias empresas.

Porto Alegre

Decreto assinado pelo prefeito de Porto Alegre decidiu por ponto facultativo para os servidores públicos nos dias de jogos do Brasil (a partir das 12h) e em dias de jogos no estádio Beira-Rio a partir das 11h30.

Curitiba

O decreto da prefeitura de Curitiba estabelece que nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho, dias em que a cidade vai receber jogos da Copa, o horário de expediente a ser cumprido nas repartições públicas municipais será das 8h às 12h. Não haverá feriado para as outras categorais.

Cuiabá

O Governo de Mato Grosso decretou ponto facultativo nos dias úteis de jogos que ocorrem na Arena Pantanal (13, 17 e 23 de junho). Nos dias de jogos da seleção Bbasileira (12 e 23 de junho), o expediente será das 7h30 às 13h30 nas unidades estaduais. Nos mesmos dias, o expediente nos órgãos municipais será das 7h30 às 13h. O comércio está livre para fazer os próprios horários.

Salvador

Em decreto do dia 30 de maio, o governador Jaques Vagner decidiu pelo ponto facultativo em dias de jogo do Brasil e jogos na Arena Fonte Nova, em Salvador. Sendo assim, nos dias 12 e 17, o expediente nas repartições estaduais da região metropolitana de Salvador será das 8h às 14h. Já nos dias 13 de junho e 1º de julho, dias de jogos na cidade, o expediente acaba mais cedo, às 12h.

Recife

Em Recife, o governo do estado decretou ponto facultativo nos dias de jogos na cidade (20, 23 e 26 de junho) nas repartições públicas do estado e na região metropolitana de Recife. Em dias de jogos do Brasil, o estado aguarda a decisão do governo federal para segui-la.
Natal

Em Natal também não haverá feriado, apenas ponto facultativo para os servidores públicos. Comércio, bares e restaurantes devem funcionar normalmente.
A prefeitura de Natal decidiu que nos dias em que houver jogos do Brasil pela Copa do Mundo e nos dias de partida na Arena das Dunas, será decretado ponto facultativo para toda a administração. Nos jogos da seleção, o ponto facultativo só é válido 2 horas antes do início dos jogos.

Já para os órgãos estaduais, dias de jogos em Natal terão ponto facultativo. Dias de jogos do Brasil, apenas meio expediente, das 8h às 12h.

Fortaleza

Fortaleza terá dois feriados: no dia 17 de junho, dia que o Brasil enfrenta o México na capital cearense, e dia 24 de junho, quando jogam Costa do Marfim e Grécia - só que nesta data o feriado será a partir das 12h. Nos outros jogos do Brasil, será ponto facultativo para os servidores públicos.

Brasília

Na capital federal, o governo decretou ponto facultativo nos dias úteis de jogos na cidade. Não haverá expediente nos dias 23, 26 e 30 de junho. Nos dias 12 e 17 de junho, jogos do Brasil, o expediente para os servidores públicos se encerrará ao meio-dia.

Manaus

Na capital do Amazonas, foi decretado ponto facultativo em dias de jogos na Arena Amazônia e em dias de jogos da seleção brasileira. Quando o Brasil entrar em campo (12, 17 e 23 de junho) o expediente nos órgãos públicos estaduais será suspenso a partir das 12h. Nos dias 18 e 25 de junho, quando acontecem partidas na Arena Amazônia, também será ponto facultativo.


Por Tribuna Hoje

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "Veja quais cidades terão feriado nos dias de jogos da Copa"

Deixe um comentario

últimas notícias