|

54 anos de Guaribas ou Monteirópolis!

O ontem e hoje da cidade que completa 54 anos de História


Há 54 anos nasceu Guaribas, Antes de denominar-se Monteirópolis, o local era conhecido como Guaribas, palavra de origem tupi que serve para designar certo gênero de macaco da América. É nomenclatura comum aos símios, caracterizados pela presença de barba na área faringiana e pelo grito peculiar. Conforme outros autores, o vocábulo se refere a espécie de periquito. Não consta nos anais o motivo da utilização desse nome naquelas plagas sertanejas, em épocas mais remotas. 

Pelos idos de 1870, no povoado havia tão somente algumas casas de taipa. Os primeiros habitantes do lugar, verdadeiros pioneiros e fundadores, foram José Domingos Monteiro, Antonio Prudente, Pacífico de Albuquerque, Manoel Barbosa e Manoel Mingote. Uma pequena capela foi edificada por esses desbravadores em 1923. A igreja em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade, só foi construída muitos anos depois. Somente a partir de 1902 começou o desenvolvimento de Monteirópolis com a criação de uma feira, a expansão do comércio, a chegada de novos habitantes e o surgimento de muitas casas. Ante o significativo crescimento da região, surgiu um movimento pela emancipação política, liderado por alguns moradores antigos. 

Destacaram-se nessa luta José Cláudio Sena, Nelson de Souza Albuquerque, Benedito Monteiro Torres, José Prudente Sobrinho, Luiz Bento de Melo, Elpidio Emidio dos Santos, Francisco de Paulo Monteiro, Alberto Gomes Pita, José Bezerra Rosa e José Barbosa de Melo. A autonomia administrativa foi concedida em 15 de junho de 1960, através da Lei nº 2.250. E a instalação oficial do município se deu a 13 de agosto do mesmo ano. 


Gentílico: Monteirópolitano - 



Formação Administrativa

 
Distrito criado com a denominação de Guaribas ex-povoado, pela lei estadual nº 2090, de 28-03-1958, com terras desmembrado do distrito de Jacaré dos Homens, subordinado ao município de Pão de Açúcar. Elevado à categoria de município com a denominação de Monteirópolis, pela lei estadual nº 2250, de 15-06-1960, confirmado pela lei estadual nº 2909, de 17-06-1968, desmembrado de Pão de Açúcar. Sede no atual distrito de Monteirópolis ex-Guaribas. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-08-1960. 

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. A cidade tem comonto padroeiro São Sebastião 

Fonte: cultura.al.gob.br - 




Atualidade


A cidade é administrada pelo empresário do ramo de construção civil, Elmo Antônio Medeiros (PMDB) eleito em 2012. Elmo é um militante político que já havia em outros pleitos tentado se tornar prefeito da cidade porém não havia logrado êxito, e então em 2012 foi eleito representando a mudança para a cidade a esperança para os Monteirópolitanos que já estavam cansados do governo do antecessor o então prefeito Mailson de Mendonça que em seu governo veio á tona alguns escândalos um deles é o do Ideb no município que obteve repercussão a nível nacional. 

Só que Monteirópolis esteve longe de está livre dos escândalos! 

A gestão de Elmo Medeiros trouxe á tona um escândalo, escândalo esse no qual foi encontrado quantias em dinheiro no veículo do então prefeito em uma cidade circunvizinha que estava em plena campanha eleitoral. O escândalo ganhou páginas e espaços em diversos sites com isso repercutiu a nível nacional. 

Bom, Monteirópolis teve o seu momento de está na mira dos holofotes, pena que negativamente. 

Aos poucos o prefeito ao que se sabe e vê vem buscado contornar os problemas da cidade. Há quem diga que esperava mais da Gestão Elmo Medeiros que tem em seu slogan '' Compromisso com o Povo ''.




Porque Monteirópolis não cresce?


Uma das menores cidades do sertão Alagoano, Monteirópolis que conta com uma população aproximada a 8.000 habitantes não tem acompanhado o mesmo ritmo de desenvolvimento das cidades circunvizinhas. 

O que se deve ao não crescimento de Monteirópolis? A cidade '' estacionou '' grandes propriedades de terras no contorno da cidade que deveriam dar o lugar a conjuntos habitacionais se encontram alguns aparentemente abandonados, propriedades essas de fazendeiros ricos da cidade. 

Então aonde deveriam existir ruas pavimentadas sinalizando o crescimento não tem! É algo lamentável o que causa sem dúvida alguma a falta de crescimento da cidade. 

Segundo uma pesquisa revelada recentemente pela Firjan de Desenvolvimento Municipal, que foi divulgado este ano e é referente aos dados de 2011, Monteirópolis teve pontuação de 0,4185, o que é considerado uma pontuação regular. 
Com isso, ficou na 94˚ colocação, do total de 102 municípios do Estado. Já no ranking nacional, que inclui 5.564 municípios, ficou em 5.325˚ lugar. Mesmo assim, Monteirópolis ficou atrás de Poço das Trincheiras (88˚ colocado no ranking estadual), Senador Rui Palmeira (84˚), Olivença (79˚) e Roteiro (78˚). 

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde.




Viva aos 54 anos de história de Monteirópolis


Neste dia 15 de Junho, Os Monteirópolitanos estão em festa! A data marca mais um ano de existência desta pequena cidade de um povo acolhedor e hospitaleiro. Terra de crianças, jovens, adultos e adolescentes que pensam no melhor para viver e progredir em sua cidade.

Celebrar o positivo, ou seja, as conquistas que a cidade obteve até hoje e que consiga muito mais.

Sob as bençãos de seu padroeiro São Sebastião a que fica a homenagem:




Por redação

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "54 anos de Guaribas ou Monteirópolis!"

Deixe um comentario

últimas notícias