|

O que comer no intervalo das refeições para não engordar

Especialista explica importância da ingestão de pequenas porções entre refeições

Para manter o corpo saudável e até mesmo garantir a perda de peso, a recomendação dos especialistas é fazer cinco refeições por dia. Contudo, é preciso tomar cuidado na hora de escolher os alimentos que vão ser ingeridos.
Segundo a nutricionista Márcia Loureiro, da Life Clínica de Campinas, os lanches intermediários mantêm o organismo ativo e estendem a sensação de saciedade entre uma refeição e outra. “Mas é preciso tomar cuidado com a escolha dos alimentos, para que o efeito não seja do ganho de peso ao invés do de emagrecimento”, completa.
Quantidade

Para não errar exagerar na hora de escolher o que vai ser consumido no lanche intermediário, a dica da especialista é ficar atenta às porções. “Essas refeições devem representar de 10 a 15% da energia total consumida no dia. No caso de uma dieta de 2000 calorias diárias, por exemplo, isso equivale de 200 a 300 calorias por lanche em média”, afirma ela. A nutricionista alerta que ficar beliscando durante à tarde prejudica o processo de emagrecimento. “Isso aumenta o consumo de calorias”, completa.

Márcia lista opções de lanches intermediários para quem trabalha, pratica atividades físicas e sugestões para os finais de semana.

Lanche intermediário para quem trabalha fora

Uma opção são as frutas oleaginosas, como castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas, avelã, nozes, macadâmia. “Consumidas sem exagero, elas não engordam. O ideal é ingerir no máximo seis unidades por dia, que correspondem a menos de 100 kcal por dia”, explica a especialista.

Barras de cereais são ricas em fibras e também são boa opção de lanche. Contudo, a dica da nutricionista é analisar o rótulo. “Algumas delas contem glicose ou xarope de milho na composição e são muito calóricas”, ensina.
Lanche intermediário para quem pratica esporte

Segundo Márcia, pessoas que praticam atividades físicas podem optar por sanduíche de pão integral com queijo branco ou ricota e orégano, que tem menos de 93 calorias. “Esse lanche é rico em fibras, carboidratos e proteínas que dão energia e sensação de saciedade”, completa. Outra opção seria ingerir um iogurte (100 g) com 0% de gordura, uma banana prata e uma colher de sopa de granola sem açúcar, que soma mais ou menos 160 calorias.

Lanche intermediário para o final de semana

“Uma maçã assada com canela possui 95 kcal e é uma opção diferente. Além disso, a casca da maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a regular o intestino e oferece mais saciedade”, afirma Márcia. De acordo com a especialista, uma alternativa é combinar kiwi com chocolate meio amargo, que tem em média 95 kcal.



Por Salutre

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "O que comer no intervalo das refeições para não engordar"

Deixe um comentario

últimas notícias