|

Dores nas costas? Saiba o que pode ser a causa do problema

De acordo com o especialista, o problema que mais atinge os trabalhadores é a lombalgia

Muitas pessoas passam de oito a dez horas do dia no trabalho. Você é uma delas? Seja em pé ou sentado, as dores nas costas acabam aparecendo, não é mesmo? Por isso, o neurocirurgião, Mauricio Mandel, explica as principais causas do problema e como tratá-las.

De acordo com o especialista, o problema que mais atinge os trabalhadores é a lombalgia, que é causado pelo peso em excesso que as pessoas carregam durante o dia.

— Sedentarismo, predisposição genética, má postura, excesso de peso são fatores de risco para a lombalgia.


Segundo Mendel, a coluna é responsável pela sustentação e movimentação do corpo e é composta por 33 vértebras. É por ela que passa a medula espinhal, estrutura responsável por ligar o cérebro ao restante do corpo.

— A coluna dá o aporte necessário às demais estruturas do corpo, por isso, é importante manter uma postura adequada no dia a dia e no ambiente de trabalho. Além disso, na maioria das vezes a dor na coluna é causada por vícios posturais que podem ser corrigidos.

De acordo com Mendel, algumas profissões fazem com que as pessoas se tornem mais suscetíveis às dores nas costas. Profissões como secretária e recepcionista, que trabalham o dia todo sentadas, sobrecarregam a coluna.

— Recomendamos que essas pessoas se policiem e corrijam suas posturas sempre que puderem. Caso as dores continuem a incomodar, a solução é procurar um médico.

Motoristas de ônibus, caminhões e taxistas são os que mais sofrem com problemas na coluna. Segundo o neurocirurgião, a principal dor enfrentada por esses profissionais é a ciática.

— A postura que o profissional mantém dentro do carro acaba pressionando o nervo ciático, e por isso, ele começa sentir uma dor que dá início na região lombar, passa pelas nádegas e vai em direção até o pé. Geralmente, após algum descanso, essa dor se ameniza ou até mesmo desaparece.

Dores nas costas são principal causa de incapacidade no mundo

As dores lombares são a principal causa de incapacidade no mundo e respondem por um terço dos casos de invalidez provocados pelo trabalho, revelam dois estudos publicados nesta terça-feira.

Utilizando estatísticas provenientes de 187 países, pesquisadores americanos e australianos determinaram que a lombalgia afeta 9,4% da população mundial, incluindo crianças.

Estes resultados situam os problemas lombares na primeira posição das patologias em relação aos anos de vida sofrendo uma incapacidade, destacam os autores dos estudos.

As regiões mais afetadas são Europa ocidental, norte da África e Oriente Médio, contra uma menor incidência na América Latina e no Caribe.

O problema aumenta com a idade, um fenômeno que seguramente provocará um forte incremento de pessoas com dores lombares em países menos desenvolvidos nas próximas décadas, adverte um dos estudos, publicado nos Anais de Enfermidades, uma revista ligada ao grupo British Medical Journal (BMJ).

Outro estudo, realizado a partir das mesmas estatísticas, conclui que as lombalgias também estão na origem de um terço dos casos de invalidez provocada pelo trabalho.

Os agricultores e as pessoas com entre 35 e 65 anos formam o maior grupo de risco, na medida que transportam cargas mais pesadas, trabalham em posições "delicadas" ou estão expostos a vibrações.

Precisamente, os agricultores têm quatro vezes maior risco de sofrer problemas lombares que as pessoas que trabalham em outros setores.

As estatísticas utilizadas nos dois relatórios foram divulgadas na edição 2010 da Global Burden of Disease, um estudo apoiado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para avaliar a mortalidade e a degradação da saúde como consequência das diversas doenças.

No Brasil, dor nas costas é a maior causa de aposentadoria por invalidez

Dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mostram que a dor nas costas está entre as principais causas de aposentadoria por invalidez no Brasil. Entre janeiro e novembro de 2012, mais de 116 mil pessoas receberam auxílio-doença por esse motivo. O presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), Helder Montenegro, diz que o problema vem afetando cada vez mais mais cedo a população.

— Alguns estudos mostram que [o problema] é a geração computador, jovens que trocaram a prática esportiva pelo computador, assim como as profissões, em sua maioria, facilitam que a pessoa fique mais tempo sentada; essa não é uma posição boa, há uma sobrecarga muito grande na coluna, principalmente quando não se senta corretamente.

Ele cita o sedentarismo, a má postura, a obesidade e o fumo como fatores que podem causar dor nas costas. De acordo com Montenegro, a famosa caminhada não é suficiente para fortalecer os músculos da coluna e evitar as dores.

— Existem músculos que precisam de determinadas técnicas para serem trabalhados, isso se faz com o pilates e a musculação, desde que haja profissionais capacitados.

Com o objetivo de prevenir o problema, a Abrc e o ITC Vertebral estão lançando hoje (2) , no Parque da Cidade, em Brasília, a Campanha Nacional Alerta para Prevenção de Dores nas Costas. A programação inclui a distribuição de cartilhas com exercícios que mostram hábitos posturais que fazem mal à coluna, além de consultas gratuitas de pressão arterial, demonstração de exercícios e orientações de fisioterapeutas.

Segundo Montenegro, o maior objetivo da campanha é divulgar os exercícios específicos para a coluna.

— Nós estamos tentando massificar esses exercícios, divulgá-los para o Brasil inteiro.



Por Salutre

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "Dores nas costas? Saiba o que pode ser a causa do problema"

Deixe um comentario

últimas notícias