|

Enem: 24 candidatos são eliminados por vazar fotos da prova no primeiro dia

Algumas fotos foram postadas minutos antes do início da prova

O Ministério da Educação (MEC) informou que 24 candidatos foram eliminados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado por postar imagem do cartão-resposta nas redes sociais. O número, atualizado até as 15h, corresponde a aproximadamente um terço da quantidade de estudantes que tiveram suas provas anuladas na edição do ano passado. O governo monitora as redes sociais para identificar e excluir candidatos que usarem o celular dentro das salas de prova.

Pelas regras do Enem, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova e nem postar fotos do exame. Os portões abriram às 12h e o exame começou a ser aplicado às 13h, pelo horário de Brasília. Ao chegar na sala de aula, o candidato é orientado a colocar aparelhos eletrônicos, como celular e tablet, em um envelope lacrado, que deverá ficar embaixo da carteira durante toda a prova. O celular deve estar desligado.
Pela internet, circulam ainda fotos vazadas da prova no ano passado, o que pode causar confusão. Equipes do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) monitoram as redes sociais para verificar se as imagens são verdadeiras, se correspondem à edição deste ano e se realmente foram postadas de dentro das salas. O candidato é desclassificado caso seja confirmada a fraude.
Desde o início das provas, às 13h (horário de Brasília), candidatos têm publicado fotos das provas e também do cartão de respostas. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, havia reforçado na sexta-feira que o governo iria identificar os candidatos que postarem fotos do Enem em redes sociais a fim de garantir que os candidatos façam a prova em condições iguais, sem vazamento de questões ou de respostas.. O uso de aparelhos eletrônicos durante a prova é proibido.




São Paulo - Mãe de candidata se desesperou com o atraso e tentou impedir o fechamento de portão para que sua filha pudesse prestar o exame em universidade da Barra Funda Foto: Paulo Preto / Futura Press



Por Terra

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "Enem: 24 candidatos são eliminados por vazar fotos da prova no primeiro dia"

Deixe um comentario

últimas notícias