Corpus Christi em Olivença:Ornamentação e Celebração

Movimentos católicos, tais como:O C.C.C (Caminhada Comunitária com Cristo) pintaram as principais avenidas da cidade para o dia de Corpus Christi.Adoração, missa e procissão marcaram o dia de Corpus Christi em Olivença



Ornamentação

Neste período em que celebra-se o corpo e sangue de cristo, ou seja, Corpus Christi, os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem de Corpus Christi.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores.Os desenhos utilizados são variados,mas enfocam principalmente o tema eucaristia.No Brasil essa tradição está sendo ampliada,atingindo inclusive comunidades,bairros e até colégios(um exemplo é o colégio Virgo Pontes, em Guarulhos-SP, que desde 2009 realiza a confecção junto a materiais diversos e também foco na sustentabilidade.)

Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais,tais como Serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

Em Olivença, interior de Alagoas, membros do movimento Caminhada Comunitária com Cristo, os Cccistas reuniram-se na noite desta Quarta-feira para a ornamentação de ruas para o dia de Corpus Christi.Divididos em equipes,eles confeccionaram tapetes iniciando do coração da cidade até a Igreja matriz,trabalho realizado até a madrugada de quinta.Na confecção dos tapetes todos pintados no calçamento de ruas,além dos cccistas estiveram presentes jovens e senhoras que voluntariamente também ajudaram no decorrer do momento.Em outras avenidas da cidade outros movimentos com suas equipes também confeccionaram tapetes para a realização da tradicional procissão de Corpus Christi na qual todos os movimentos e fiéis participam.


Celebração

O dia de Corpus Christi na cidade de Olivença foi marcado por adorações, missa e uma tradicional procissão.Iniciando a tarde com adoração e a Santa missa celebrada pelo pároco Pe. Petrônio Oliveira que se estendeu á noite,em seguida ao término da missa todos saíram em procissão pelas principais avenidas da cidade,nas quais estavam pintadas com os tradicionais tapetes com os símbolos do dia.Em retorno a procissão foi encerrada com a adoração ao Santíssimo.





































































































Por redação com Blog de Igor







quinta-feira, 30 de maio de 2013 | 09:26 | tópicos: | Veja mais »

Revista Veja e outras que compõem a editora Abril estão de luto



Editora perde seu presidente neste Domingo

Uma das maiores editoras do país responsável por lançar publicações de sucessos, tais como Quatro Rodas, Claudia, Exame, e a carro-chefe do grupo: Veja. A editora Abril perdeu neste domingo(26) o seu presidente Roberto Civita.

Roberto morreu ás 21h41 deste domingo, em São Paulo, devido á falência de múltiplos órgãos, o empresário tinha 76 anos e estava internado no hospital Sírio-Libânes há três meses para a correção de um aneurisma abdominal. O velório acontece nesta segunda-feira (27), das 11h ás 17hs, no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, São Paulo.

Nascido em 9 de agosto de 1936, em Milão, Roberto viveu, entre 1939 e 1949, em Nova York com a mãe, Sylvana, e o irmão Richard. Após esse período, a família se mudou para São Paulo, onde o pai Victor fundou a Editora Abril, publicando histórias em quadrinhos sob licença da Walt Disney Company - "Pato Donald" foi o primeiro título, em 1950.

Para aprimorar os estudos, Roberto voltou aos Estados Unidos. Ele estudou física nuclear em Rice, no Texas, mas abandonou o curso antes de sua conclusão. Depois, formou-se em jornalismo na Universidade da Pensilvânia e em economia pela Wharton School, na mesma universidade. Além disso, fez pós-graduação em sociologia na Universidade de Columbia.

Roberto voltou ao Brasil em meados da década de 1960 para assumir diversos cargos na Editora Abril. Nessa época, a empresa lançou suas principais publicações, como Quatro Rodas, Claudia, Exame e o carro-chefe do grupo: VEJA. Roberto Civita foi o criador e era editor-chefe da revista desde o seu lançamento, em 1968.

Ele assumiu a presidência do Grupo Abril em 1990, após a morte de seu pai, e, sob seu comando, diversificou os negócios da empresa, tornando-a um dos maiores conglomerados de comunicação da América Latina, com atuação nas áreas de mídia (revistas, conteúdo e serviços online, TV segmentada, e-commerce e database marketing), educação (livros didáticos e sistemas de ensino), gráfica, distribuição e logística. Atualmente, o Grupo Abril emprega mais de nove mil funcionários e em 2012 sua receita líquida foi de R$ 2,98 bilhões.

Roberto também era presidente da Fundação Victor Civita - mantida por sua família, pela Abril e outros parceiros -, fundada em 1985 e cuja missão é contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil. Deixa a mulher, Maria Antonia Civita, e filhos Giancarlo e Victor Civita Neto. (Equipe AE)

Roberto acumulava os cargos de presidente do conselho de administração e diretor editorial da empresa. No entanto, desde 20 de março de 2013, a presidência do conselho já era função interina de seu filho Giancarlo. Na ocasião, a troca de comando foi informada pelo Grupo Abril porque Roberto estava internado se recuperando de uma cirurgia para colocação de um stent (prótese metálica expansível) no abdome e ficaria afastado de suas atividades no período em que estivesse de repouso.


Por redação com Isto é Dinheiro

domingo, 26 de maio de 2013 | 22:05 | tópicos: | Veja mais »

últimas notícias